As temidas dores no joelho
As temidas dores no joelho

Você já percebeu a quantidade de pessoas que afirmam ter problemas no joelho? Isso porque ali está uma região complexa onde se tem facilidade para sofrer lesões devido à exposição das articulações. Também é de conhecimento geral que o tratamento desse problema não é nada fácil.

As dores nesta região pode estar relacionadas a diversos fatores como alterações advindas dos pés da articulação do quadril, da coluna lombar e até mesmo de alguma víscera. Mas também, podem ser resultado de processos como artrite e artrose – decorrentes do envelhecimento, sobrepeso e sobrecarga da articulação do local, além de lesões nos ligamentos e meniscos.

Existem visões diferentes no tratamento das dores no joelho dependendo do profissional. O médico terá uma visão do local da dor e realizará procedimentos como infiltrações, medicamentos e cirurgias. Já o Fisioterapeuta, analisa o corpo como um todo. Por isso é necessário avaliar a postura, disfunções da coluna lombar, pelve, quadril e pés.

Com uma visão ampla, é possível tratar as dores da articulação do joelho, normalizando os movimentos de outras articulações que se relacionam diretamente com o joelho.

Embora os joelhos sejam uma “dobradiça” tão fundamental para nossa movimentação, nem todo mundo dedica uma atenção especial a eles. Sobrecarga, movimentos repetitivos ou traumas articulares são os principais fatores para que as lesões ocorram no local. Mesmo com todos esses possíveis incômodos, no entanto, ainda assim não há uma prioridade em manter os joelhos saudáveis.

Lembrando também que, depois do 30 anos, o corpo inicia um processo de envelhecimento, que nada mais é do que a desidratação do corpo. Desta maneira, articulações em geral, discos vertebrais e meniscos perdem água e, consequentemente suas funções de amortecimento, principalmente em indivíduos sedentários e com sobrepeso. POr isso é preciso estar sempre em dia com a prática de esportes e uma alimentação saudável.

É interessante dizer que os cuidados com a prevenção não devem focar somente nos joelhos, mas em todo o aparelho locomotor.

O profissional irá identificar a origem da dor através de uma avaliação detalhada e tratá-la, devolvendo a biomecânica normal ao corpo, e resultando na melhora significativa e, muitas vezes, absoluta do caso.

 

Solaine Rios – Fisioterapeuta (Crefito: 204954-F)

Entre em contato conosco

Clínica Longevittá