fbpx

Post

Como ter disciplina nos cuidados com a saúde?

A grande dificuldade existente hoje em relação aos cuidados com a saúde não é a falta de informação. Contrariando essa desculpa muito frequente, qualquer busca rápida em mecanismos de pesquisa na internet é capaz de traçar diagnósticos e apontar tratamentos para qualquer sintoma enfermo descrito, mesmo que de maneira equivocada, por vezes.

Logo, é possível afirmar, com segurança, que a falta de informação não é o fator crítico da falta de cuidados com a saúde muito visto hoje em dia. Então qual é? O que impede a maioria das pessoas de cuidarem, com atenção, da saúde, evitando sintomas que vem e vão frequentemente, devido à imunidade baixa, como coriza, tosse, febre, dentre outros?

A resposta é simples e assertiva: falta de disciplina. Seja por conta da falta de tempo ou por simples preguiça, muitas pessoas não desprendem qualquer tipo de dedicação à saúde. Já quando pensam minimamente, os cuidados não são realizados com uma frequência ideal, justamente por causa de exceções disciplinares, as famosas “desculpinhas” na hora cuidar da saúde.

O que fazer para ter mais disciplina na vida diária, afim de cuidar da sua saúde física e mental de maneira mais firme? Abaixo serão discutidas duas dicas simples e complementares que podem te ajudar nesse objetivo.

Dica 1 – Crie uma rotina de cuidados com a saúde. Divida o seu dia em até 3 ou 4 partes e estabeleça metas que você deseja realizar durante aquele intervalo. Essas metas precisam focar em mudanças que você deseja realizar na sua saúde. Quer se hidratar mais? Estabeleça beber N copos de água a cada duas ou três horas, por exemplo. Da mesma forma funciona com outros aspectos, como um bom hábito alimentar, de descanso, de trabalho ou estudo, e outros.

Dica 2 – Siga a sua rotina através de alarmes e lembretes em locais visíveis. Você pode utilizar o seu celular e o dispositivo de despertador disponível nele para colocar em prática a sua rotina programada. Da mesma forma, você pode usar post-its e fazer anotações em lugares que visualiza todos os dias, como agendas, e-mail, redes sociais, dentre outras coisas. Você apenas terá sucesso na sua rotina se buscar segui-la todos os dias. Se, por acaso, acabar falhando ocasionalmente, não tem problema: tente novamente no dia seguinte.

Adicionar comentário