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Descubra as emoções guardadas no corpo

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Você costuma perceber os sinais que o seu corpo dá? Nunca é tarde demais para prestar atenção nas emoções não expressadas que arquivamos no corpo, que se manifestam através de sensações, que podem ser dores, desconforto e tensões. As chamadas reações emocionais normalmente vêm acompanhadas de uma sensação física: um caroço na garganta, borboletas no estômago, falta de ar, o peso do mundo nos ombros. Isso não é mera coincidência. Essas reações são mensagens que o nosso corpo está tentando nos passar.

Essa capacidade de perceber os sinais podemos chamar de “conexão entre mente e corpo”. É por isso que conseguimos usar a mente para instaurar estados positivos e melhorar o estado geral do corpo, melhorar a imunidade e provocar sensação de bem-estar. Sendo assim, consideramos também que usar o nosso corpo é uma maneira de atingir e tratar as emoções, até mesmo as mais escondidas.

Essa conclusão nos faz lembrar de um tempo que expressar uma emoção era desencorajado pelos adultos. Pais ainda dizem para as crianças que “sejam valentes”, ou “engulam o choro”. Ou ainda diminuem suas sensações de dor com o clássico “não foi nada”. Nossos corpos simplesmente gravam aquilo que acontece com nossas emoções – mesmo que tenhamos sido convencidos intelectualmente a lidar com elas, ou a ignorá-las. O impacto físico e emocional de dores e sentimentos não expressados é algo que perdura e pode ficar marcado para sempre.

Ainda mais: nossos corpos sabem das coisas que nossas mentes gostariam de se livrar. Das coisas que estão esquecidas em algum nível de consciência, estão sempre presentes concretamente no corpo. A boa notícia é que nunca é tarde para acessar esses assuntos, e que os resultados de um olhar para o corpo, podem afetar tanto o plano físico como o mental e o emocional.

Para te ajudar nessa trajetória, alguns passos que você pode dar para liberar emoções mal resolvidas:

Encontre uma atividade física diária que você goste: Preste atenção – não se trata de “faça exercício”. Cuidar do corpo é importante, mas a intenção aqui é ser feliz, através do olhar para o corpo. Portanto, tem que ser alguma atividade que amamos fazer. É interessante também que seja algo que acalme um pouco a mente. Muitas pessoas encontram na ioga, nas corridas e outras atividades do gênero esse componente meditativo. Pode ser simplesmente uma caminhada silenciosa de dez minutos, onde você pode prestar atenção na sua respiração e outras sensações corporais.

Receber algum trabalho corporal com frequência: Massagens terapêuticas são uma das formas mais efetivas de se liberar emoções guardadas. Quando alguém trabalha nos nódulos do pescoço, onde guardamos estresse e raiva por tanto tempo, as emoções começam a vir à tona. É comum ver clientes chorando nas mesas dos massagistas.

Fazer do toque parte integrante de nossos relacionamentos primários: Isso soa simples, óbvio até. Mas infelizmente podemos nos deixar levar pela cultura do “não-me-toque”. Menos e menos das nossas interações diárias envolvem o toque. Na medida que apoiamos nossas estratégias de comunicação nas mídias sociais e demais tecnologias, nossos relacionamentos tem menos contato corpo a corpo do que precisamos. Encoste nas pessoas, nos braços ou ombros, quando fala com elas. Cumprimente os amigos com um abraço. Vá jogar basquete com os amigos, ao invés de assistir na TV. Quando começarmos a compreender que não somos mentes presas dentro de um corpo, e sim mente e corpo atuando em perfeita harmonia, podemos começar a curar velhas feridas de uma forma mais profunda e duradora.

Dr. Paulo Salustiano – CRM/MT 4110

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