Single post

Massagem e o poder de promover a saúde.

 

Muito além do que apenas o toque, a massagem é uma verdadeira troca de energias. São técnicas de deslizamento, fricção e amassamento, as quais trabalham o sistema circulatório, linfático, nervoso e energético causando a descontração do corpo e da mente, combatendo a fadiga física e mental.

Por estimular a drenagem linfática, a massagem relaxante auxilia na eliminação das toxinas do corpo e a remoção de resíduos tóxicos que se formam nas fibras musculares como o ácido láctico (o que contribui para o alivio das dores musculares), aumenta o tônus muscular e hidrata a pele (aumentando a elasticidade da pele que deixa a mesma mais macia e bonita).

Seus benefícios podem ser observados ainda durante a massagem, mas se cria o hábito de receber uma massagem pelo menos uma vez por semana, é possível evidenciar todos os benefícios que este tipo de tratamento traz para a saúde.

Além de tudo isso, a massagem libera um hormônio chamado ocitocina que combate a tensão muscular, auxilia no fluxo intestinal, estabiliza a pressão arterial e principalmente diminui o estresse. Também durante a massagem, há o aumento da dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, o que explica a sensação de relaxamento e bem-estar após uma sessão de massagem. Depois de um treino físico intenso, também ajudam a reduzir a inflamação, produzindo um efeito semelhante aos analgésicos, de uma forma muito mais saudável.

Como vimos, os benefícios da massagem vão muito além do relaxamento e esta é uma prática já comprovada cientificamente para prevenção de doenças e promoção da saúde.

 

Solaine Rios é fisioterapeuta na Clínica Longevittá

Leave a Comment