Single post

O poder da Vitamina C

A vitamina C, cujo nome técnico é ácido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, é solúvel em água. Essa é uma substância que não é sintetizada pelos seres humanos, então é preciso consumi-la na alimentação ou suplementá-la.

Entre os seus benefícios, o principal deles é a capacidade de aumentar a imunidade, o que já foi constatado em diversos estudos em todo o mundo. A vitamina C aumenta a produção de glóbulos brancos, células que fazem parte do sistema imunológico e que tem a função de combater microorganismo e estruturas estranhas ao corpo. O nutriente também aumenta os níveis de anticorpos no organismo. Assim, o nutriente ajuda a fortalecer o sistema imunológico, deixando nosso corpo menos suscetível a doenças.

Além disso,  a vitamina C aumenta a biodisponibilidade de ferro não-heme, aquele de origem vegetal, no organismo. O ferro é importante para prevenir a anemia ferroriva que causa um estado de desânimo, lentidão de raciocínio, falta de foco e sonolência acentuada. Em crianças a ausência do nutriente pode causar o retardo do desenvolvimento cognitivo.

Dra. Juliana Lobato
Médica – CRM-MT 6918

Leave a Comment