Single post

O que é intolerância à Lactose?

Essa é uma dúvida muito presente na atualidade, já que cada vez mais pessoas estão descobrindo os malefícios da Lactose no organismo. Por isso, preparei uma série de posts para esclarecer um pouco mais sobre o assunto.

O principal carboidrato presente no leite é o açúcar lactose. Fisiologicamente, esse açúcar contribui para o aumento da absorção intestinal de cálcio, magnésio e fósforo presentes no leite, assim como atua na utilização de vitamina D pelo organismo. Esses nutrientes são importantes para o metabolismo ósseo.

A intolerância à lactose é um tipo de sensibilidade alimentar. Pessoas que sofrem de intolerância à lactose não possuem a quantidade da enzima lactase suficiente para decompor a lactose e, assim permitir sua plena utilização pelo organismo. Esta condição causa distúrbios intestinais a quem consome uma quantidade de lactose maior do que aquela que o seu corpo pode digerir e absorver. A sensibilidade à lactose apresenta alguns graus que podem variar desde uma má digestão da lactose (digestão incompleta da lactose devido à baixa atividade da enzima lactase, fenômeno que pode ser inclusive assintomático) até a intolerância, quando ocorrem alguns distúrbios gastrointestinais após o consumo de uma quantidade de lactose maior do que aquela que o corpo pode digerir e absorver.15

Leave a Comment