Single post

Você sabia? Enxaqueca pode ser sintoma de intolerância alimentar

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a enxaqueca afeta 11% dos adultos em todo o mundo. Esse número é ainda três vezes maior em mulheres, em função aos hormônios. O que poucos sabem é que essa doença pode estar diretamente ligada à intolerância alimentar.

O artigo “IgG-mediated (células de defesa do organismo) allergy: A new mechanism for migraine attacks?”, que as hipóteses aminérgicas e da alergia mediada por IgE para enxaquecas foram contestadas na última edição de The Headaches. Alguns estudos relatam correlação entre enxaqueca e ingestão de determinados alimentos ou uma dieta específica.

Que fique claro que não quero dizer que todo paciente cujo sintoma inclui enxaqueca poderá ser diagnosticado com intolerância alimentar. Porém, caso seja verificada uma possível associação entre a ingestão de determinado (s) alimento (s) o (s) qual (quais) o paciente apresente reação aumentando anticorpos IgG e o sintoma mencionado, o tratamento indicado pelo profissional de saúde pode auxiliar na melhora da qualidade de vida do indivíduo.

Leave a Comment